Federalismo é um modelo de estado, onde a nação é composta por varias regiões autônomas.Onde as unidades da federação firmam um pacto federativo.E passa a ser responsabilidade da União, criar uma constituição federal mínima, garantir a defesa nacional, e outras funções de menor importância.Enquanto os estados devem administras os seus recursos fiscais e terem leis próprias.Os recursos tanto fiscais quanto legislativos e políticos são distribuídos entre as unidades da federação, e não são concentrados na capital.
Exemplos de países federalistas da atualidade são os EUA que surgiu da união das 13 colônias.Outro exemplo é a Suíça surgida de uma união de 3 cantões autônomos, que formaram a confederação Helvética que mantém o sistema federalista desde 1291.Alguns historiadores citam o federalismo na antiguidade com a confederação da Tribos de Israel.
O Brasil apesar de se considerado um país federalista por ter unidades da federação, faz um federalismo inverso.Pois em vez de descentralizar o poder, o Brasil concentra cada vez mais os recursos financeiros e políticos na capital federal.
Ja houveram varias guerras no Brasil buscando o Federalismo pleno.Como a Guerra dos Farrapos, Revoluções federalistas na Bahia e no Rio Grande do Sul, Revolução Libertadora, Revolução Constitucionalista, e até mesmo a Guerra do Contestado sobre influencia de antigos maragatos.
Atualmente a melhor forma de lutar pelo federalismo pleno no Brasil é apoiar o Partido Federalista.E lutar por seu crescimento e reconhecimento.