No Brasil o federalismo ja foi um sistema dominante, logo no inicio da republica, o pais estava dividido em varias regiões autonomas.Porém durane o império, houveram algumas revoltas que inicialmente eram federalistas a Revolução Farroupilha e a Federação do Guanais (Revolução federalista Baiana).
Federação dos Guanais |
Na Federação dos Guanias, existia na Bahia um sólido desejo autonomista e republicano, presentes ainda no século XVIII, com a Conjuração Baiana. A partir deste movimento inicial, o ideário voltou a eclodir em revoltas e serviu de mote para congregar o povo da Bahia na luta pela Independência que, no Estado, iniciou-se antes mesmo da proclamação oficial, em 1822, e terminando somente a 2 de julho de 1823.
Anita Garibaldi |
Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha são os nomes pelos quais ficou conhecida a revolução ou guerra regional, de caráter republicano, contra o governo imperial do Brasil, na então província de São Pedro do Rio Grande do Sul, e que resultou na declaração de independência da província como estado republicano, dando origem à República Rio-Grandense. Estendeu-se de 20 de setembro de 1835 a 1 de março de 1845.
Como vemos o federalismo é uma luta justa e antiga.Que foi interrompida algumas vezes mas agora foi retomada!
O Congresso Constituinte de 1986 estava pendendo para o federalismo e o parlamentarismo.
ResponderExcluirDe repente, armou-se uma reação enlouquecida, e resolveram adotar, por muito ampla maioria, o centralismo presidencialista, o regime preferido do coronelismo.
À medida que o tempo foi passando, o centralismo foi recrudescendo.
Se vigorasse a primeira tendência democratizadora do Congresso Constituinte, a União ficaria com 3 atribuições exclusivas somente:
- a defesa das fronteiras, portanto as forças armadas;
- a emissão de moeda e as riquezas minerais;
- as relações internacionais.
Mas acabou puxando quase tudo: educação, saúde, transportes, água, habitação, segurança pública, estradas, comunicações,... arre!
Realmente se o Federalismo vingasse, hoje quiçá teríamos um país decente com maior autonomia aos estados e principalmente uma vida digna aos cidadão.
ResponderExcluirPS: Porque o blog está parado? Adoro os posts desse blog.