Regiões do Brasil: 1)Centro-Oeste 2)Nordeste 3)Norte 4)Sudeste 5)Sul |
Os maiores críticos do federalismo, afirmam que com autonomia, para as unidades da federação muitos estados iriam a falência, ou passariam por graves crises financeiras.Pois muitos estados praticamente dependem das verbas da União, vindas de outras regiões.
Porém não podemos descartar que, ja chegamos a um ponto depois de décadas, onde cada estado ja deveria estar produzindo e se tornando auto-sustentável.Pois ja foram bilhões em investimentos, durante décadas de centralização.Ou seja, os resultados apresentados, estão longe dos previstos e esperados.E isso culpa de quem, de administrações ruins,da corrupção, ou um defeito da própria centralização.
Com o Federalismo pleno, os estados terão maior autonomia para administrar os seus recursos, e poderão escolher uma carga tributaria que melhor se aplique a sua realidade.Hoje temos uma verdadeira guerra fiscal entre estados para disputar a instalação de empresas.Um caso clássico foi a disputa entre a Bahia e o Rio Grande do Sul.Onde estes estados disputaram uma fabrica da Ford.As reduções tributarias e as vantagens oferecidas a montadora foram tão grandes, que praticamente o governo paga o salário dos funcionários da Ford.Outro caso é a migração de empresas do sul para o nordeste, em busca de menores impostos, e de mão de obra mais barata.
Os estados por não terem opção ficam na mão das grandes empresas, se houvessem mais impostos, exclusivo dos estados, essa guerra fiscal iria se reduzir, ou as perdas não seriam tão grandes e humilhantes para as unidades da federação.
Protesto contra governo federal, e em favor dos municípios na Bahia |
A centralização impede a fiscalização e favorece a corrupção.Os unicos que sairão perdendo com o federalismo, não seriam os estados mais pobres, e sim os políticos corruptos dos estados ricos e pobres.
Podem ter certeza de uma coisa, os primeiros que vão criticar o modelo federalista serão estes políticos de ma fé com medo de perder sua ilegal fonte de renda, roubando o dinheiro federal.
http://www.vozativa.kit.net/pagini56.htm
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u17619.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário