Alguns dizem que a Guerra do Farrapos foi uma revolução Federalista, que posteriormente tomou proporções separatista.Porém anos mais tarde na Região sul do Brasil, mais precisamente de 1893 até 1895, houve uma guerra entre os Maragatos Federalistas contra os Pica-Paus Republicanos.

Na época o estado do Rio Grande do Sul era governado por um ditador republicano Julio de Castilhos. A guerra aconteceu pois haviam aqueles que defendiam a autonomia estadual (federalistas), contra aqueles que defendiam o poder centralizado (republicanos).Os federalistas acreditavam que cada estado deveria ser administrado como um pequeno pais.
A guerra tomou maior proporção quando os maragatos foram para os outros estados da região sul, tendo apoio da população local, tanto que o atual nome da capital catarinense é um castigo por ela ter apoiado os maragatos opositores a Floriano Peixoto.Os maragatos chegaram a invadir Curitiba fazendo um acordo de não agressão com os governantes da cidade na época.
Porém os heróis federalistas foram derrotados na lapa.O lider militar maragato Gumercindo Saraiva foi morto pelas costas e teve a cabeça cortada e entregue a Júlio de Castilhos. Os soldados maragato se estabeleceram em toda a região sul, tanto que a guerra do Contestado teve como precedentes novas revoltas de maragatos, e a participação destes que tentaram proclamar a monarquia Sulina.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolução_Federalista