AUTONOMIA É O CAMINHO

Este Blog luta pelo verdadeiro Federalismo.
Onde cada unidade federativa do Brasil terá autonomia para fazer sua legislação, e adminstrar seus proprios recursos.
E as injustiças politicas e fiscais entre as unidades da federação serão eliminadas com o Federalismo.
No Brasil tudo passa por Brasilia, sendo que o caminho pode ser encurtado.
O BLOG NÃO TEM RELAÇÕES COM O PARTIDO FEDERALISTA.APESAR DE APOIAR ESTE PARTIDO.

sábado, 31 de julho de 2010

Revolução Federalista

   Alguns dizem que a Guerra do Farrapos foi uma revolução Federalista, que posteriormente tomou proporções separatista.Porém anos mais tarde na Região sul do Brasil, mais precisamente de 1893 até 1895, houve uma guerra entre os Maragatos Federalistas contra os Pica-Paus Republicanos.
   Na época o estado do Rio Grande do Sul era governado por um ditador republicano Julio de Castilhos. A guerra aconteceu pois haviam aqueles que defendiam a autonomia estadual (federalistas), contra aqueles que defendiam o poder centralizado (republicanos).Os federalistas acreditavam que cada estado deveria ser administrado como um pequeno pais.
   A guerra tomou maior proporção quando os maragatos foram para os outros estados da região sul, tendo apoio da população local, tanto que o atual nome da capital catarinense é um castigo por ela ter apoiado os maragatos opositores a Floriano Peixoto.Os maragatos chegaram a invadir Curitiba fazendo um acordo de não agressão com os governantes da cidade na época.
   Porém os heróis federalistas foram derrotados na lapa.O lider militar maragato Gumercindo Saraiva foi morto pelas costas e teve a cabeça cortada e entregue a Júlio de Castilhos. Os soldados maragato se estabeleceram em toda a região sul, tanto que a guerra do Contestado teve como precedentes novas revoltas de maragatos, e a participação destes que tentaram proclamar a monarquia Sulina.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolução_Federalista

4 comentários:

  1. Os maragatos não foram derrotados na Lapa, PR.
    Os maragatos cercaram e ocuparam a cidade.
    Mas perderam muito tempo na operação. Quando a Lapa foi finalmente tomada, o exército com forças paulistas estavam a poucos quilômetros e os marinheiros tinham desistido de manter o desembarque em Rio Grande, RS, entregando as armas em Buenos Aires.

    ResponderExcluir
  2. Os farroupilhas foram separatistas?
    - Sim. Proclamaram uma república independente.

    Os farroupilhas foram "unitaristas"?
    - Sim. Conclamaram as demais províncias brasileiras a se unirem a eles.

    Os farroupilhas foram federalistas?
    - Sim. A conclamaçao às províncias propunha que se unissem em federação (inédita, porque o governo de então era unitário).

    Os farroupilhas foram principalmente liberais. Detestavam o autoritarismo, não aceitavam a ingerência em assuntos locais, repeliam o centralismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei seus esclarecimentos importantes. Obrigado. Ando pesquisando sobre o sentimento separatista na primeira república, quando o PRR governou hegemonicamente.

      Excluir
  3. Poderia nos explicar melhor a quase segunda revolução, a Revolta Anti-Borgista, de 1923, no Rio Grande do Sul, produzida pelos Maragatos ?

    ResponderExcluir