AUTONOMIA É O CAMINHO

Este Blog luta pelo verdadeiro Federalismo.
Onde cada unidade federativa do Brasil terá autonomia para fazer sua legislação, e adminstrar seus proprios recursos.
E as injustiças politicas e fiscais entre as unidades da federação serão eliminadas com o Federalismo.
No Brasil tudo passa por Brasilia, sendo que o caminho pode ser encurtado.
O BLOG NÃO TEM RELAÇÕES COM O PARTIDO FEDERALISTA.APESAR DE APOIAR ESTE PARTIDO.

sábado, 7 de agosto de 2010

Federalismo uma idéia nova no Brasil?

   Como ja foi postado anteriormente neste blog, o Federalismo é uma idéia antiga, existe na Suiça desde o séc. XIII.Foi uma idéia defendida por pensadores como Proudon, e é utilizado em alguns dos paises mais desenvolvidos do mundo.Como EUA,Suiça,Dinamarca,Alemanha, entre outros.
   No Brasil o federalismo ja foi um sistema dominante, logo no inicio da republica, o pais estava dividido em varias regiões autonomas.Porém durane o império, houveram algumas revoltas que inicialmente eram federalistas a Revolução Farroupilha e a Federação do Guanais (Revolução federalista Baiana).
Federação dos Guanais
   Na Federação dos Guanias, existia na Bahia um sólido desejo autonomista e republicano, presentes ainda no século XVIII, com a Conjuração Baiana. A partir deste movimento inicial, o ideário voltou a eclodir em revoltas e serviu de mote para congregar o povo da Bahia na luta pela Independência que, no Estado, iniciou-se antes mesmo da proclamação oficial, em 1822, e terminando somente a 2 de julho de 1823.
Anita Garibaldi
   Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha são os nomes pelos quais ficou conhecida a revolução ou guerra regional, de caráter republicano, contra o governo imperial do Brasil, na então província de São Pedro do Rio Grande do Sul, e que resultou na declaração de independência da província como estado republicano, dando origem à República Rio-Grandense. Estendeu-se de 20 de setembro de 1835 a 1 de março de 1845.
Como vemos o federalismo é uma luta justa e antiga.Que foi interrompida algumas vezes mas agora foi retomada!

2 comentários:

  1. O Congresso Constituinte de 1986 estava pendendo para o federalismo e o parlamentarismo.
    De repente, armou-se uma reação enlouquecida, e resolveram adotar, por muito ampla maioria, o centralismo presidencialista, o regime preferido do coronelismo.
    À medida que o tempo foi passando, o centralismo foi recrudescendo.

    Se vigorasse a primeira tendência democratizadora do Congresso Constituinte, a União ficaria com 3 atribuições exclusivas somente:
    - a defesa das fronteiras, portanto as forças armadas;
    - a emissão de moeda e as riquezas minerais;
    - as relações internacionais.
    Mas acabou puxando quase tudo: educação, saúde, transportes, água, habitação, segurança pública, estradas, comunicações,... arre!

    ResponderExcluir
  2. Realmente se o Federalismo vingasse, hoje quiçá teríamos um país decente com maior autonomia aos estados e principalmente uma vida digna aos cidadão.

    PS: Porque o blog está parado? Adoro os posts desse blog.

    ResponderExcluir