AUTONOMIA É O CAMINHO

Este Blog luta pelo verdadeiro Federalismo.
Onde cada unidade federativa do Brasil terá autonomia para fazer sua legislação, e adminstrar seus proprios recursos.
E as injustiças politicas e fiscais entre as unidades da federação serão eliminadas com o Federalismo.
No Brasil tudo passa por Brasilia, sendo que o caminho pode ser encurtado.
O BLOG NÃO TEM RELAÇÕES COM O PARTIDO FEDERALISTA.APESAR DE APOIAR ESTE PARTIDO.

domingo, 1 de agosto de 2010

O Federalismo é de Esquerda ou de Direita?


   Existe um debate acerca do Federalismo sobre qual é a sua posição, esquerda ou direita.
Pierre-Joseph Proudhon
Muitos pensadores antigos já falavam da descentralização do poder, porém o que ficou mais conhecido e que foi um dos primeiros a utilizar o termo federalista foi o célebre anarquista frances Pierre-Joseph Proudhon. Este pensador teve infância pobre e defendia ideais esquerdistas, junto com outros pensadores da época como o próprio Karl Marx. Tanto que Marx chamava Proudhon de socialista utópico, ja Proudhon rejeitou o titulo e passou a se auto-proclamar Federalista.
   Com o passar do tempo os federalistas adotaram ideais liberais e parlamentaristas, como na Revolução Federalista que ocorreu no sul do Brasil (citada no topico Revolução Federalista).Onde o partido Federalista buscava instalar no Brasil um regime capitalista liberal, e parlamentarista.Nos EUA também houve um partido federalista, que era opositor ao Partido Democrata-Republicano.
Maragato Sul-Rio Grandense
   Atualmente no Brasil o partido Federalista é considerado de Direita devido a falta de partido do tipo no Brasil ja que os partidos considerados de direita (PSDB,DEM...)se auto declaram centro-direita. Este autor ja prefere a conotação do partido como de centro isolado, devido a fatores historicos que pendem tanto para esquerda quanto para direita.
http://franciscotrindade.blogspot.com/2005/11/o-federalismo-de-proudhon-morte-do.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Proudhon
http://proudhoniana.blogspot.com/2007/03/proudhon-e-o-federalismo-como-sustento.html

2 comentários:

  1. Mussolini e Hitler foram “direitistas”, não resta dúvida: impuseram governos de força, ditatoriais.
    Lênin e Stalin são ditos “esquerdistas”, foram ditadores ferozes, e impuseram um governo totalitário, talvez pior, porque mais sanguinário.
    A doutrina que os soviéticos adotaram recomenda a ditadura, tanto quanto a maldita cartilha do nazi-fascismo.
    Recorde-se que, nesse tempo de prepotência, restaram dois países da Europa onde as autocracias não vingaram: Grã-Bretanha e França. Virou moda dizer que as ditaduras – fortes e centralizadas – representavam o avanço dos sistemas políticos.
    Se um chefe poderoso sabe o que a nação precisa, consultar o povo pelas urnas seria uma enorme perda de tempo e um gasto inútil. As “democracias” deveriam desaparecer.
    Seguindo a insanidade do “positivismo” evolucionista de Augusto Comte, Castilhos se acreditava uma espécie de profeta que extinguiria a democracia, e introduziria o último estágio da evolução da humanidade: a “ditadura científica”.

    Ora, os maragatos federalistas não suportam a tirania, rejeitam o centralismo, detestam a ingerência em assuntos locais.
    Então, nós, maragatos, somos direita ou esquerda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mussolini e Hitler de direita? Mas onde é que você leu isso?

      Excluir