AUTONOMIA É O CAMINHO

Este Blog luta pelo verdadeiro Federalismo.
Onde cada unidade federativa do Brasil terá autonomia para fazer sua legislação, e adminstrar seus proprios recursos.
E as injustiças politicas e fiscais entre as unidades da federação serão eliminadas com o Federalismo.
No Brasil tudo passa por Brasilia, sendo que o caminho pode ser encurtado.
O BLOG NÃO TEM RELAÇÕES COM O PARTIDO FEDERALISTA.APESAR DE APOIAR ESTE PARTIDO.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

A Guerra do Contestado

Bandeira dos Rebeldes
 Pouco se fala nos livros didáticos das escolas brasileiras sobre a maior guerra civil que ja ocorreu no Brasil.A guerra do Contestado.Esse conflito é muitas vezes desconhecido até mesmo por cidadãos do Paraná e de Santa Catarina , onde existem muitas pessoas que acreditam que esse conflito foi uma disputa militar entre os dois estados pelo controle da região do Contestado.Outras comparações feitas seria que este conflito foi uma "versão sulista" da Guerra de Canudos.
 Na realidade a Guerra do Contestado ocorreu entre os anos de 1912 até 1916, e foi um conflito entre os Caboclos da região, contra as tropas do governo federal.Vale ressaltar, que muitos destes caboclos eram descendentes dos maragatos que lutaram na revolução federalista que ocorreu décadas antes.E que maragatos participaram diretamente na guerra como Aleixo Gonçalves de Lima e Demétrio Ramos.
 Nesta guerra, estavam além de questões políticas as questões messiânicas, onde três monges que passaram pela região em diferentes épocas, conseguiram muita popularidade, e obtiveram um certo poder sobre a população.Os messiânicos da guerra do Contestado, consideravam a república como uma maldição, e inspirados no monarca francês Carlos Magno, acreditavam na monarquia como o sistema ideal.
 A população, se revoltou contra o governo, devido ao fato que muitos perderam suas terras, pois o governo federal havia doado as terras a uma empresa norte-americana, em troca da construção de uma ferrovia.Os caboclos revoltados, se juntam aos messiânicos para atacar os estrangeiros invasores.
Outra questão, é que foi proclamada a monarquia sulista, apesar de que um rapaz analfabeto recebeu o titulo de imperador do Brasil.
 A influencia dos maragatos nesta guerra é enorme.Após a guerra do Contestado, muitos dos caboclos vão para o Rio Grande do Sul, para anos mais tarde participarem da revolução Libertadora em favor do Partido Libertador.
 Este foi o maior conflito civil no Brasil deixando 20 mil mortos, e danos materiais enormes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário