AUTONOMIA É O CAMINHO

Este Blog luta pelo verdadeiro Federalismo.
Onde cada unidade federativa do Brasil terá autonomia para fazer sua legislação, e adminstrar seus proprios recursos.
E as injustiças politicas e fiscais entre as unidades da federação serão eliminadas com o Federalismo.
No Brasil tudo passa por Brasilia, sendo que o caminho pode ser encurtado.
O BLOG NÃO TEM RELAÇÕES COM O PARTIDO FEDERALISTA.APESAR DE APOIAR ESTE PARTIDO.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Voto Facultativo VS Voto Obrigatório

 No Brasil temos uma delicada questão que envolve as eleições, o voto deve ser facultativo ou continuar sendo obrigatório.Nas propagandas que se referem as eleições, trate-se o voto como um direito, mas raramente é citado o fato do voto ser obrigatório a todos os cidadãos.
 Os defensores do voto facultativo afirmam que por ser um direito, os cidadãos devem ter o direito escolher se querem votar ou não.E que o voto sendo facultativo iriam participar apenas aqueles que tem interesse em política, deixando de lado aqueles que votam por votar, e vendem seus votos, ou votam nos candidatos menos preparados apenas por simpatia.
 Ja os defensores do voto obrigatório, alegam que é obrigação de todo cidadão participar da vida política da nação, independente se ele se importa com isso ou não.Pois todos devem ter consciência e "culpa" pelos políticos colocados no poder.

Le Pen da Frente Nacional
 Uma questão citada como exemplo, foi na França onde o voto é facultativo,o candidato de extrema direita  Jean-Marie Le Pen, da Frente Naciona, passou para o segundo turno, pois os cidadãos franceses preferiram aproveitar o domingo de sol do que votar.Depois do susto a população em massa compareceu as urnas no segundo turno.
 No Brasil, vemos que a maioria da população, vota apenas por ser obrigatório, e acaba elegendo políticos que nem sempre agem de maneira correta.Talvez com o voto facultativo isso diminuísse, e os candidatos bizarros tivessem menos chances de serem eleitos.Ou talvez com o voto facultativo, minorias fanáticas teriam mais chances se eleger, como no caso da França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário