AUTONOMIA É O CAMINHO

Este Blog luta pelo verdadeiro Federalismo.
Onde cada unidade federativa do Brasil terá autonomia para fazer sua legislação, e adminstrar seus proprios recursos.
E as injustiças politicas e fiscais entre as unidades da federação serão eliminadas com o Federalismo.
No Brasil tudo passa por Brasilia, sendo que o caminho pode ser encurtado.
O BLOG NÃO TEM RELAÇÕES COM O PARTIDO FEDERALISTA.APESAR DE APOIAR ESTE PARTIDO.

domingo, 19 de setembro de 2010

Federalismo e Autonomia, uma nova tendência mundial.

“Se uma república é pequena, ela é destruída por uma força estrangeira, se é grande, destrói-se por um vício interno."

Países que se dizem Federalistas.
 Começamos o artigo com uma frase do célebre pensador iluminista francês Montesquieu.Que direta ou indiretamente retrata dois problemas vividos hoje.Um destes problemas é a criação de pequenos países, cada vez mais fracos politicamente, como aconteceu com o fim da URSS, e da Iugoslávia, que se dissolveram na maioria em pequenos países, de pouca influencia mundial.E outro problema são as grandes nações como Russia e Brasil que apesar de uma imensa extensão territorial mantém um governo centralizado e o federalismo é apenas teórico.
 Para que grandes nações não seja dissolvidas, cada vez mais países adotam um sistema autonomista e federalista.Principalmente em regiões onde existe um conflito de origem étnica.Exemplos de países que deram autonomia são a China, com regiões autônomas como Macau e Hong Kong.A Dinamarca que concedeu autonomia total para a Groenlândia.E outros países como Canadá, Holanda, Índia,Paquistão, entre outros.
 Existem países na atualidade que só existem com a criação de pactos federativos.Como o caso de Alemanha,Argentina e Itália, que eram um grupo de regiões autônomas e de países independentes.
 Os países mais fortes da atualidade como EUA,China, Alemanha, Austrália, Canadá dependem do federalismo ou de suas regiões autônomas para manterem uma economia forte e manterem uma influencia mundial.
União Européia.
 Até mesmo blocos como a União Européia, só existem porque respeitam as autonomias locais. Recentemente, houve uma tentativa de impor uma lei geral dentro da União Européia, este bloco por pouco não se dissolveu.
 Existem tipos de federalismo, o federalismo autonomista, existente em países como EUA, Suíça,Alemanha.E o federalismo teórico ou centralizador, que existe em países como Brasil, Russia e Argentina.
 Então a unica maneira, de manter uma nação forte, e com progresso, é com o Federalismo verdadeiro.Pois como disse Montesquieu o Brasil pode ser destruído por um vicio interno.Um vicio chamado centralização.
http://www.mundojuridico.adv.br/sis_artigos/artigos.asp?codigo=493
http://pt.wikipedia.org/wiki/Federa%C3%A7%C3%A3o

Nenhum comentário:

Postar um comentário