AUTONOMIA É O CAMINHO

Este Blog luta pelo verdadeiro Federalismo.
Onde cada unidade federativa do Brasil terá autonomia para fazer sua legislação, e adminstrar seus proprios recursos.
E as injustiças politicas e fiscais entre as unidades da federação serão eliminadas com o Federalismo.
No Brasil tudo passa por Brasilia, sendo que o caminho pode ser encurtado.
O BLOG NÃO TEM RELAÇÕES COM O PARTIDO FEDERALISTA.APESAR DE APOIAR ESTE PARTIDO.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Federalismo e Autonomia.

Cantões Suiços
  Federalismo, é uma idéia política antiga, que busca formar uma nação, com varios estados membros federados, ou seja uma confederação.A exemplo da Confederação Helvética, surgida em 1291, onde os cantões de diferentes povos e idiomas se uniram para formar uma nação federalista que hoje chamamos de Suiça.Nesta confederação pouca coisa mudou a não ser o nome do país, e um pouco da constituição.Isso em mais de 700 anos de existência.Enquanto o Brasil e seu governo centralizado, e muito menos tempo ja mudou de constituição mais de 20 vezes.
  A receita é simples, poder descentralizado e perto do povo.É a verdadeira democracia.Autonomia para cantões que, são pequenas nações com espaços muito reduzidos.Em um estado como São Paulo caberiam, dezenas destes cantões autônomos.
   A idéia do Federalismo foi seguida por muitas outras nações, um exemplo são os Estados Unidos, que o próprio nome ja diz, surgiu de uma união de estados que eram independentes.Antigas colônias inglesas que se uniram para formar uma unica nação forte, respeitando a autonomia de cada estado, com uma constituição que permanece inalterada desde o surgimento dos EUA.
  O Brasil também ja teve o nome de Estados Unidos do Brasil, pois em uma rápida passagem de sua história, teve um período Federalista.Que começou com a república, e acabou definitivamente com a Era Vargas. Apesar  de ser federalistas, as vezes o Brasil era dominado por tiranos que impuseram ditaduras.
E como sabemos algumas revoluções aconteceram para defender o ideal Federalista.
  Vivemos um período que se diz democrático, porém com poder centralizado na capital, e distante do povo.
Só vai existir democracia quando o povo participar do poder,quando o povo for o poder.E isso no Brasil só será possível com o verdadeiro federalismo aos moldes Hélveticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário