AUTONOMIA É O CAMINHO

Este Blog luta pelo verdadeiro Federalismo.
Onde cada unidade federativa do Brasil terá autonomia para fazer sua legislação, e adminstrar seus proprios recursos.
E as injustiças politicas e fiscais entre as unidades da federação serão eliminadas com o Federalismo.
No Brasil tudo passa por Brasilia, sendo que o caminho pode ser encurtado.
O BLOG NÃO TEM RELAÇÕES COM O PARTIDO FEDERALISTA.APESAR DE APOIAR ESTE PARTIDO.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Xenofobia e preconceito.

  Antes de tudo, vou começar explicando a etimologia do termo xenofobia. Xenofobia é o medo, ou aversão a aquilo que é estranho, ou de fora.Esse termo é normalmente utilizado para o preconceito, contra grupos de estrangeiros ou de migrantes.
   O Brasil é mundialmente conhecido, por suas misturas e diversidades étnicas.Onde não existe nenhuma etnia predominante como acontece em países, como os asiáticos, europeus ou até mesmo nossos vizinhos latino-americanos como a Argentina onde predomina a etnia branca de origem ibérica, e em países como Bolivia onde os indígenas são a maioria da população, apesar de uma presença expressiva de outros grupos.
   Apesar de nossa diversidade étnica, os preconceitos são comuns.Generalizações são constantes.Onde cada região é taxada com um padrão generalizado.E disso surgiram grupos xenófobos, em grandes metrópoles, São Paulo, é um exemplo, apesar de ser formada por imigrantes de varias partes do mundo.É uma cidade com muitos grupos racistas, e xenófobos.Que agem violentamente, contra grupos como negros, homossexuais e os migrantes nordestinos.
Migração interna no Brasil.
   Porém São Paulo não possui exclusividade em xenofobia.Outras capitais ja tiveram situações semelhantes.No interior do nordeste existe um preconceito contra os migrantes sulistas que muitos acusam de roubarem as terras, dos habitantes locais.Em Florianópolis temos um grupo conhecido como Fora Haole, que prega violência contra paulistas, gaúchos, e de quem veio de outras regiões até mesmo do estado de Santa Catarina.Recentemente esse grupo,  foi acusado de agredir um homem até a morte pelo fato de estar vestido com uma vestimenta tradicional gaúcha a pilcha.Esse grupo tem uma comunidade no orkut, que prega a xenofobia.
   Mas o que faz que existam esses preconceitos em um país tão diverso como o Brasil?Talvez sejam as diferenças culturais, e a tentativa de impor uma cultura unica nacional.O Brasil, é grande demais para ter uma cultura unica, só falta a mídia enxergar isso.Temos que respeitar cada cultura, em seu estado, em sua cidade.
  Claro que existem outros fatores como econômicos e sociais, para que exista a xenofobia.Mais muito desse sentimento vem da ignorância dos xenófobos.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u18798.shtml
http://www.jornalnordeste.com/noticia.asp?idEdicao=76&id=2346&idSeccao=647&Action=noticia

3 comentários:

  1. Muito interessante esse Blog. Quem seria o maragato escritor dos artigos?

    ResponderExcluir
  2. Trabalho ha 6 anos com Passeios em João Pessoa, com Turismo e atendo pessoas e diversos lugares do Brasil. Percebo um pre-conceito, e até de certa forma muitas piadas com nordestinos. Sejam em ônibus de Turismo, na ruas. Ainda acontece muita descriminação por ai.

    ResponderExcluir