AUTONOMIA É O CAMINHO

Este Blog luta pelo verdadeiro Federalismo.
Onde cada unidade federativa do Brasil terá autonomia para fazer sua legislação, e adminstrar seus proprios recursos.
E as injustiças politicas e fiscais entre as unidades da federação serão eliminadas com o Federalismo.
No Brasil tudo passa por Brasilia, sendo que o caminho pode ser encurtado.
O BLOG NÃO TEM RELAÇÕES COM O PARTIDO FEDERALISTA.APESAR DE APOIAR ESTE PARTIDO.

sábado, 18 de setembro de 2010

Tipos de poder político.

Abaixo segue a lista com os principais tipos de poder político ou formas de governo.

ARISTOCRACIA
É um sistema elitista.Onde que comanda o estado é um grupo de pessoas pertencentes a classe social dominante(latifundiários, militares,sacerdotes...)


AUTOCRACIA
É um sistema onde um único homem detém o poder absoluto sobre o estado.Mesmo que a opinião deste homem não vai de acordo com a maioria.


CLEPTOCRACIA
A etimologia quer dizer "governo de ladrões".E ocorre quando o estado não é governado de maneira correta e justa. E passa a ser um estado corrupto.


CLEROCRACIA
É quando, sacerdotes governam o estado, e agem de forma corrupta.Este modelo é visto como uma deformação da Teocracia.


CORPORATIVISMO
Também chamado de fascismo(modelo italiano).De acordo com seus postulados o poder legislativo é atribuído a corporações representativas dos interesses econômicos, industriais ou profissionais, nomeadas por intermédio de associações de classe, que através dos quais os cidadãos, devidamente enquadrados, participam na vida política.


CORPOROCRACIA
É quando o estado é dominado e controlado por grandes empresas privadas.Não existe no mundo estado que admita ter esse sistema político, apesar de muitos países estarem correndo risco de se tornarem vitimas deste sistema.


MERITOCRACIA
Esse sistema de governo classifica o status de um cidadão por mérito.Ou seja se uma pessoa almeja um cargo publico deve conquista-lo, e provar que tem a capacidade para tal responsabilidade.Onde valores como educação e competência são essenciais.


MINARQUIA
É um sistema, que defende que o estado seja o mínimo.É um sistema considerado um liberalismo radical.Onde os impostos não devem passar de 6% de toda a economia.E o estado deve cuidar apenas da legislação e da segurança pública.sistema semelhante ao aplicado em Hong Kong e nos tigres asiaticos.Além dos EUA de 1780 até 1913.


OLIGARQUIA
É o governo de poucos.Onde um grupo reservado de familias e cidadãos se revezam no poder.Normalmente familias de grandes proprietários.


PLUTOCRACIA
Esse sistema defende que o grupo mais rico da sociedade deve controlar o governo.


SOCIOCRACIA
É um sistema de governo que se baseia em decisões tomadas com o consentimento de indivíduos iguais e numa estrutura organizacional que se assemelha a um organismo vivo. É fundamental na sociocracia o princípio de auto-organização, assentado nas teorias sistêmicas de inteligência coletiva.


TECNOCRACIA
Governo dos técnicos.Onde as pessoas capacitadas e treinadas devem governar e controlar os meios de produção.Cidadãos devem ser treinados para assumirem funções dentro do governo e dos meios de produção.Como se o governo tivesse a função e o funcionamento de uma empresa.Numa maneira geral, o governo deve ser controlado pelos meios de produção.


TEOCRACIA
É o governo, onde tudo é voltado de acordo com os fundamentos de alguma religião.E clérigos assumem o papel de controlar o estado.


CAUDILHISMO
É o exercício do poder político caracterizado pelo agrupamento de uma comunidade em torno do caudilho. Em geral, caudilhos são lideranças políticas carismáticas ligadas a setores tradicionais da sociedade (como militares e grandes fazendeiros) e que baseiam seu poder no seu carisma. Muitas vezes, líderes são chamados de caudilhos quando permanecem no governo por mais tempo do que o combinado. O caudilhismo se apresenta como forma de exercício de poder divergente da democracia representativa. No entanto, nem todos os caudilhos são ditadores: às vezes podem exercer forte liderança autocrática e carismática mantendo formalmente a normal democrática.


CORONELISMO
É uma variação do sistema oligárquico.Onde familias defendem latifúndios, e buscam tomar controle político nas regiões onde habitam essas familias.




http://pt.wikipedia.org/wiki/Coronelismo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica

Nenhum comentário:

Postar um comentário