AUTONOMIA É O CAMINHO

Este Blog luta pelo verdadeiro Federalismo.
Onde cada unidade federativa do Brasil terá autonomia para fazer sua legislação, e adminstrar seus proprios recursos.
E as injustiças politicas e fiscais entre as unidades da federação serão eliminadas com o Federalismo.
No Brasil tudo passa por Brasilia, sendo que o caminho pode ser encurtado.
O BLOG NÃO TEM RELAÇÕES COM O PARTIDO FEDERALISTA.APESAR DE APOIAR ESTE PARTIDO.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Brizola, o ultimo dos Maragatos?

 Itagiba de Moura Brizola, foi um importante político Brasileiros, integrou o PDT, e foi iniciado na vida política por ninguém menos do que Getúlio Vargas.Foi eleito para governar dois estados, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.Antigo integrante do PTB, foi um dos fundadores do PDT.
 Passou a se chamar Leonel Brizola em homenagem a Leonel Rocha, um herói maragato do Rio Grande do Sul.
Apesar, de ser chamado de "o ultimo dos maragatos", e muitas vezes aparecer em público utilizando o lenço vermelho, tradicional dos maragatos.Leonel Brizola, tem uma forte ligação com organizações de extrema esquerda.Como a internacional socialista, da qual o próprio Brizola foi presidente de honra.E o seu partido PDT, tem poucas relações ideológicas com os dois partidos dos maragatos que existiram, Partido Federalista, e Partido Libertador.Apesar de Brizola ter lutado contra uma tirania como os maragatos gaúchos, ele lutava pela instalação de uma outra tirania, uma tirania de cor vermelha como a cubana.Até hoje os seus seguidores, e membros do PDT, usam o lenço vermelho e se auto-proclamam maragatos.
 Então Brizola utilizou o nome dos maragatos gaúchos, pois sua ideologia de esquerda, nada tinha de relação com as ideologias liberais, libertadoras e federalistas dos verdadeiros maragatos.E os seguidores deste que se auto-proclamam maragatos, possuem uma grande falta de conhecimento sobre história do que é ser um maragato.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Brizola
http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_540/artigo_sobre_brizola,_o_ultimo_dos_maragatos
http://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Libertador
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pdt

5 comentários:

  1. Caro
    Seu argumento de fundo na explicação do blog está em descompasso com os ideias que motivaram os maragatos a pegarem em armas contra os governos de Julio de Castilhos e Borges de Medeiros no RS. Eles se apunham justamente ao Federalismo descentralizado que permitia que cada estado no Brasil pudesse ter grande autonomia, elaborando constituições próprias e tendo grandes poderes centrados nos estados de maior importância (como São Paulo, Minas e RS). Esse sistema deu origem ao que ficou conhecido como a “política dos governadores”.
    A grande luta dos maragatos era pela construção de um Federalismo mais fraco. Leia-se, um Federalismo que tivesse o pode centrado no capital federal, diminuindo o poder dos estados. No caso do RS, diminuindo o poder de Julio de Castilhos (que foi acusado de elaborar a constituição do estado sozinho) e Borges de Medeiros.
    Veja só que contradição.
    Everto Picolotto - sociólogo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os maragatos defendiam um federalismo como nos estados unidos com mais autonomia para os Estados. E também defendiam uma economia liberal e implantação do parlamentarismo.
      Os chimangos defendiam uma economia estatal e um governo centralizado no governo federal.

      Excluir
  2. Quando comecei a ler o Post, pensei que iria me decepcionar com o autor. Para minha grata surpresa, ainda posso me identificar com os maragatos sem ter pessoas como Brizola e Vargas no meio daqueles. Viva os maragatos, viva a monarquia, e viva o Brasil!

    ResponderExcluir
  3. Só em saber que os maragatos são de esquerda, hoje, já não gosto nem da historia deles, por mim que venha a republica e de preferência comandada por militares, doce lembrança dos tempos de paz e ordem que tínhamos.

    ResponderExcluir
  4. Como pode ter gente que defende a monarquia?
    Tivemos um imperador vagabundo, mulherengo e alcoólatra que no dia da "independência" estava com caganeira. Um rei vagabundo e medroso... Tem gente que deveria ler a história de Portugal e Espanha antes de ler a do Brasil pra entender os motivos deste país ser a merda que é. Brasileiro adora SUSTENTAR VAGABUNDOS. Se já não basta sustentar a corja de Brasília ainda querem sustentar uma corte de nobres. É dose!

    ResponderExcluir